01/08/2024
O "PORTAL COMPRAS INTERNACIONAIS" foi lançado no site da Receita Federal.
- Você já teve problemas com as compras de importados que fez pela Internet?
-Ficou sem saber o que fazer para resolver esses problemas?
- Não sabia como acompanhar a sua importação?
- Sua encomenda foi devolvida sem que você tivesse oportunidade de resolver a situação?
- Acha que os impostos cobrados estão errados ou são injustos?
- Pagou mais impostos por não conhecer o Programa Remessa Conforme da Receita Federal?
- Pagou impostos na importação de medicamentos prescritos por médico?
- Caiu em algum golpe que usou o nome da Receita ou dos Correios e perdeu dinheiro nessa fraude?
- Importou algo que não sabia ser proibido e que acabou devolvido ao exterior?
Se você respondeu “sim” a algumas dessas questões, é compreensível.
Nestes dias as informações que o cidadão encontra na Internet são as mais variadas possíveis e, geralmente, não confiáveis.
Não existia, até hoje, um site único e confiável onde o comprador pudesse ter orientações completas sobre todos os problemas que o afligiam.
Pelo contrário: o cidadão procurava orientação na Internet e muitas vezes chegava a informações falsas ou imprecisas, não raramente acompanhadas de radicalismos ou motivação política.
Não existia. Isso mudou!
A Receita Federal, com o apoio dos Correios, acaba de lançar o PORTAL COMPRAS INTERNACIONAIS, fonte
oficial confiável, para que o cidadão não fique em dúvida ou perdido em um mar de “fake news”.
O novo Portal traz orientação plena para o comprador de produtos importados em plataformas de comércio eletrônico, auxiliando-o a resolver seus problemas e orientando-o a acompanhar seu pedido, tirar dúvidas sobre pagamentos e impostos e fugir de golpes.
No Portal você encontrará, em linguagem simples, para todos:
- Como Rastrear Minha Encomenda? Um passo a passo para que você saiba acompanhar sua importação, também ilustrado por vídeo
- Deu Ruim! Problemas Frequentes. Orientações ou soluções para os principais problemas relacionados às compras internacionais, mesmo aqueles que não têm nada a ver com a Receita Federal. Por exemplo, você pode ver um passo passo para resolver importações que não foram vinculadas a seu CPF (veja o vídeo).
- É Golpe? Golpes mais comuns. Conheça os principais golpes e as orientações para não cair neles. Quem conhece, não cai!
- Minha encomenda não chegou. O que pode ter acontecido? Como resolvo?
- Preciso pagar impostos? Entenda por que, como e quanto pagar pelos impostos realmente existentes nas compras internacionais no comércio eletrônico.
- Por que minha encomenda foi devolvida? Entenda e acompanhe o envio de sua compra para não acontecer mais devoluções ao exterior.
- O que é proibido comprar? Não caia na cilada de comprar produtos que não podem entrar no país. Eles serão devolvidos ao exterior e você poderá ficar no prejuízo. Conheça as restrições.
- Como importar medicamentos? Saiba como importar remédios com receita médica sem pagar impostos.
- O que é o Programa Remessa Conforme? Como funciona? Saiba como pagar menos impostos comprando de sites certificados no programa.
- Novas Regras para importações a partir de 1º de agosto: conheça as mudanças na apelidada “taxa das blusinhas”. Saiba como serão suas compras a partir de agora.
- Calculadora de Impostos. Informando o valor da sua compra em reais, a calculadora irá estimar para você o quanto terá que pagar de Imposto de Importação (federal) e de ICMS (para o seu Estado). A calculadora também lhe mostrará a diferença entre comprar de site certificado no Programa Remessa Conforme ou em outros sites.
- Pergunta pro LEO! Orientações passo a passo de como fazer perguntas ao “robô” da Receita Federal (chatbot) sobre as encomendas internacionais. Também em vídeo.
- Manual de Encomendas Internacionais. Já atualizado. Para quem quer saber ainda mais.
O PORTAL COMPRAS INTERNACIONAIS é seu.
Receita Federal: orientando o cidadão com todo o respeito e transparência.
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2024/julho/saiba-tudo-sobre-comprasinternacionais#:~:text=A%20Receita%20Federal%2C%20com%20o,mar%20de%20%E2%80%9Cfake%20news%E2%80 %9D. Publicado em 30/07/2024