Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Sindicato promove palestra sobre o Tecnólogo em construção naval no Brasil




Sindicato promove palestra sobre o Tecnólogo em construção naval no Brasil

16/03/2023

O assunto foi abordado pelo Prof, Alex Monteiro dos Santos, especialista na área e diretor do Instituto Naval da Amazônia.

O Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo promoveu, no dia 14 de março, uma live com o tema "O Tecnólogo em Construção Naval no Brasil". A palestra foi ministrada pelo professor Alex Monteiro dos Santos, Tecnólogo em Operação e Administração de Sistemas e Navegação Fluvial. O presidente do Sindicato, Pedro Alves de Souza Junior, moderou o evento, que foi transmitido pelo Instagram. 

Na ocasião, o palestrante falou sobre a sua trajetória acadêmica e profissional em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Amazonas. Formado em Operação e Administração em Sistemas de Navegação Fluvial, pela Universidade do Estado de São Paulo, Faculdade de Tecnologia de Jahu (Fatec), ele explicou que os Tecnólogos em Sistemas Navais trabalham diretamente com a Marinha.

Alex Monteiro contou ao público que trabalhou com construção e vistorias de navios, construção de iates em fibras de vidro, e desenvolvimento e análise de projetos em embarcações regionais. Também atuou na implantação do curso em universidade do Estado do Amazonas com profissionais do Fatec Jahu, Marinha e Petrobras. 

Atualmente, Alex trabalha na área de navegação, ministra cursos rápidos na área naval no Instituto Naval da Amazônia, onde é diretor de Projetos e presta assessoria para empresas.

O professor frisou que o mercado nesta área é extenso e carece de profissionais qualificados. Por isso, é necessário estar sempre atualizado. Ele orientou os Tecnólogos a continuarem com os estudos, fazerem cursos rápidos principalmente na área de gestão, terem um segundo idioma e desenvolverem networking. 

O palestrante explicou, ainda, que o curso da Fatec Jahu é considerado referência no Brasil e na América Latina, e que os Tecnólogos podem fazer projetos com supervisão dos engenheiros. Ao final, Alex esclareceu as dúvidas do público, que foi bastante participativo na live e contou com a presença de professores da Fatec. 

“Agradeço a participação de todos, criamos uma Associação dos Tecnólogos aqui no Estado do Amazonas para apoiar a comunidade", finalizou o professor 

Durante a live, Pedro Alves de Souza Junior aproveitou para destacar a luta do Sindicato pela regulamentação da profissão dos Tecnólogos.   

Para assistir à transmissão completa, clique aqui.

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti