Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Plenário aprova minuta da regulamentação da profissão de Tecnólogo




Plenário aprova minuta da regulamentação da profissão de Tecnólogo

18/11/2021

O presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo, Pedro Alves de Souza Junior, e o Tecnólogo José Paulo Garcia, que é membro do GT, estiveram presentes na sessão. - Foto: Marck Castro/Confea

Nesta quarta-feira, 17 de novembro de 2021, durante a Sessão Plenária nº 1584, o plenário do Confea aprovou, por unanimidade, o relatório final do Grupo de Trabalho Regulamentação Tecnólogos (GTRT) e a minuta de texto de projeto de lei do Senado propondo a regulamentação do exercício da profissão de Tecnólogos das áreas do Sistema Confea/Crea.

O presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo, Pedro Alves de Souza Junior, e o Tecnólogo José Paulo Garcia, que é membro do GT, estiveram presentes na sessão e comemoraram a aprovação da proposta apresentada pela Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap). 

"Fomos acompanhar o evento da regulamentação da profissão dos Tecnólogos e a inclusão dos Tecnólogos na Lei 5.194. Tivemos duas votações muito positivas para nós Tecnólogos: uma votação por unanimidade e uma votação de 16 votos a 1", comenta o presidente do Sindicato. "Tivemos uma semana produtiva e de muito trabalho. Conversamos com os deputados sobre a Lei 5.194, a Lei da Engenharia, que vai nos incluir e deve tramitar na Câmara dos Deputados", ressalta Pedro. Segundo ele, a presença do Sindicato na plenária foi para que regulamentação aconteça o mais rápido possível. "Todas as plenárias foram longas e de muito trabalho. Tivemos êxito e isso é muito importante. Foi muito bom ter acompanhado, ter feito um trabalho de base indo lá com os nossos conselheiros de São Paulo", conclui.

O presidente da Federação Nacional dos Tecnólogos (FNT), tecg. seg. trab. José Gomes de Andrade Filho também acompanhou a votação.

De acordo com a minuta, não há justificativas para que a profissão de Tecnólogos não seja regulamentada, pois a evolução e as transformações socioeconômicas do Brasil estão relacionadas diretamente à tecnologia, à mão de obra qualificada, ao empreendedorismo, ao profissionalismo e à geração de empregos. O texto destaca ainda que o Ministério da Educação, elaborou o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia como inovação do Ensino Superior e, apresenta soluções para dotar o país a curto prazo, com profissionais de cursos superiores para atender as demandas imediatas para o desenvolvimento da nação brasileira.

Está na mesa diretora da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2245/2007 que regulamenta o Exercício da Profissão de Tecnólogos, no entanto o PL trata da regulamentação do Exercício da Profissão de todos os Tecnólogos e isto causou divergências entre outras categorias. Desta realidade surge a necessidade de regulamentar o exercício da profissão de Tecnólogos. 

Confira as fotos da sessão plenária 1.584 do Confea

Na justificativa da proposta os conselheiros defendem que “para sanar possíveis e futuras irregularidades referentes à fiscalização do exercício da profissão de Tecnólogos das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, apresentamos o presente Projeto de Lei do Senado que tratará exclusivamente da regulamentação do exercício dos profissionais Tecnólogos das áreas do Sistema Confea/Crea.” Com aprovação da minuta, ficou definido que a Assessoria Parlamentar do Confea promoverá a articulação política e administrativa a fim de efetivar a aprovação da minuta da proposta legislativa. 

 Fonte: Confea

Na foto, o presidente do Sindicato do Sindicato, Pedro Alves de Souza Junior, e o Tecnólogo José Paulo Garcia, com Eng Kadu SP, Eng Andrea B. da Rocha, Tecg° Dario ES, Tecg° Zé Gomes PE, Tecg° Ifrain DF, Eng Genilson MA.
Da dir. para a esq.  Pedro Alves de Souza Junior, o conselheiro federal do CREA-MA, Genilson Pavão Almeida, o diretor da MUTUA Nacional, Carlos Vilhena, e Vinicius Marchese.

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti