08/10/2025
A iniciativa é voltada à conscientização sobre os temas relacionados aos resíduos sólidos com o objetivo de ampliar o diálogo sobre resíduos sólidos com a sociedade, criando um canal aberto de participação e esclarecimento.
O Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo está apoiando a edição 2025 da Campanha Diadesol, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP), neste mês de outubro.
A iniciativa é voltada à conscientização sobre os temas relacionados aos resíduos sólidos com o objetivo de ampliar o diálogo sobre resíduos sólidos com a sociedade, criando um canal aberto de participação e esclarecimento. Nesta edição, a ABES-SP publicará o Caderno Prático de Respostas sobre Resíduos Sólidos e quer a sua participação!
Se você tem alguma dúvida sobre resíduos, escreva sua pergunta nos comentários das redes sociais da ABES-SP (Facebook, Instagram ou Linkedin) ou envie pelo email cadastro@abes-sp.org.br .
As perguntas enviadas serão organizadas pela Comissão Organizadora da campanha Diadesol e respondidas por especialistas para a publicação do Caderno. A coleta de perguntas será realizada durante todo o mês de outubro. O caderno será lançado em novembro e ficará disponível no site da ABES-SP para consulta de profissionais do saneamento, educadores, estudantes e sociedade em geral.
Ação em toda a América Latina
A iniciativa faz parte da campanha do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, também conhecido como DIADESOL das Américas (a expressão é de origem espanhola – Dia de los Desechos Sólidos).
A ação foi idealizada com objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações da América Latina sobre as questões relativas aos resíduos sólidos e é promovida na região pelas seguintes instituições:
Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS);
Associação Caribenha de Água e Esgoto (CWWA);
Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL);
Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA);
Organização dos Estados Americanos (OEA);
Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS) e Oficina Regional para América Latina e Caribe do Programa das nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/ORPALC).
Comissão do Diadesol 2025
Roseane Garcia, Ricardo Tierno, Ana Paula Silveira, Leila Sotocorno, Fabio Severo, Ana Paula Rogers, Suely Melo, Bruno Souza, Igor Barbosa Soares e Norian Segatto
Serviço:
Campanha Diadesol 2025 – “Resíduos Sólidos: tudo o que você sempre quis saber, mas nunca perguntou.” – Caderno Prático de Respostas sobre Resíduos Sólidos
Coleta de perguntas: outubro de 2025
Lançamento da publicação: novembro de 2025
Realização: ABES-SP, por meio das Câmaras Técnicas de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental, Subseções e Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS).
Apoio: Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo