08/08/2025
Evento com a Tecnóloga e Doutora em Energia, Ana Paula Pereira da Silveira, abordou desafios técnicos e sociais, soluções e experiências de projetos que contribuem para a universalização do saneamento no Brasil.
O Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo e a Associação Paulista dos Tecnólogos (Atecnólogos) promoveram, nesta quinta-feira, 7 de agosto, a palestra "Coleta de esgoto em áreas de alta vulnerabilidade social e seu papel no atendimento às metas de universalização dos serviços de esgoto". O evento teve como palestrante Ana Paula Pereira da Silveira, Tecnóloga e Doutora emEnergia, e aconteceu na sede do Sindicato, na capital paulista.
Durante a apresentação, Ana Paula abordou os desafios técnicos e sociais para a implantação de sistemas de coleta em comunidades vulneráveis, destacando como as equipes interagem com os moradores para viabilizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto, em alinhamento com as metas de universalização.
A palestrante também tratou da educação sanitária e integração social, apresentando estudos de caso como o Projeto Novo Rio Pinheiros e Se Liga na Rede (SP), Projeto Prosanear (PE) e Projeto Favela Bairro (RJ). Entre as soluções para alcançar a universalização da coleta, ela citou: mapeamento, implementação de tecnologias, programas de urbanização e saneamento, planejamento orçamentário específico, gestão comunitária, capacitação de agentes comunitários de saneamento, processos participativos e educação sanitária.
“Quero agradecer ao Sindicato dos Tecnólogos e ao Crea pela oportunidade de falar sobre um tema tão importante que é a coleta de esgoto em áreas de alta vulnerabilidade social e a relação dessa coleta com o Marco Regulatório", comentou Ana Paula Silveira. "Nesta oportunidade, falei sobre os desafios que temos para enfrentar a realidade nessas comunidades de alta vulnerabilidade, e, inclusive, como que nós, profissionais tecnólogos e engenheiros, conseguimos lidar com esse contexto visando alcançar as metas da universalização e levar o saneamento para todos", explicou a especialista ao final da palestra.
O presidente do Sindicato, Pedro Alves de Souza Junior, destacou a relevância do tema e da contribuição da palestrante para ampliar o conhecimento dos profissionais do sistema Crea/Confea.
“Nós passamos hoje por uma palestra muito importante sobre o esgotamento sanitário em áreas de alta vulnerabilidade com uma pessoa muito importante para o Sindicato, a professora Ana Paula Silveira", ressaltou Pedro Alves. "Acho que conseguimos trazer muito mais informações para que os profissionais do sistema possam trabalhar melhor em cada canto do estado de São Paulo. E sabemos também que o país está precisando muito disso. Então, eu acho que vamos cada vez mais trazer capacidade e capacitação., concluiu o presidente.