07/04/2025
Atualização da norma busca modernizar as atribuições dos Tecnólogos e conta com ampla participação da sociedade e dos profissionais da área.
Começa nesta segunda-feira, 7 de abril, a consulta pública do Confea sobre o Anteprojeto de Resolução nº 002/2025, que propõe regulamentar o exercício e definir as atividades profissionais do tecnólogo em suas diversas modalidades. A proposta também visa revogar a antiga Resolução nº 313, de 26 de setembro de 1986, que atualmente rege o tema.
A iniciativa atende à Deliberação CEAP nº 83/2025, e tem como objetivo ampliar o diálogo e a participação de toda a comunidade envolvida no Sistema Confea/Crea e Mútua. Serão coletadas manifestações do presidente do Confea, conselheiros federais, comissões permanentes, Creas, fóruns consultivos do Sistema Confea/Crea, instituições de ensino que ofertam cursos afetos ao Sistema, além dos próprios profissionais tecnólogos e da sociedade em geral.
O Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo reforça o convite a todos os tecnólogos e estudantes das áreas tecnológicas para que participem ativamente da consulta pública, contribuindo com sugestões que possam fortalecer e valorizar ainda mais a profissão. Acesse aqui e contribrua!
Confira o passo a passo feito por Pedro Álves de Souza Junior, presidente do Sindicato e da Federação Nacional dos Tecnólogos (clique aqui).
A atualização da norma busca alinhar as atribuições dos tecnólogos às demandas atuais do mercado e da sociedade, garantindo maior clareza para a fiscalização do exercício profissional e valorizando a atuação desses profissionais em diferentes áreas.
O texto completo do anteprojeto e as orientações para envio das contribuições estão disponíveis no portal oficial do Confea. As manifestações serão analisadas pelas comissões responsáveis, que irão consolidar as propostas recebidas para a elaboração da versão final da resolução.
A consulta pública ficará aberta por tempo determinado, oferecendo uma oportunidade única para o fortalecimento do diálogo e a construção coletiva de uma regulamentação que reflita os avanços e desafios da profissão.