15/08/2024
Assunto foi abordado pelo presidente do Sindicato, Tecnólogo Pedro Alves de Souza Junior, nesta quarta-feira, 14 de agosto.
Nesta quarta-feira, 14 de agosto, o Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo e a Associação Paulista dos Tecnólogos promoveram a palestra "Águas Virtuais", ministrada pelo Tecnólogo Pedro Alves de Souza Junior, presidente do Sindicato. O evento, que aconteceu de forma presencial na capital paulista, contou com participação de José Paulo Garcia, chefe de Unidade UGI Sul do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo), e do presidente da Atecnólogos, Claudio Buiat.
Pedro Alves de Souza Junior explicou que água virtual é a quantidade de água gasta para produzir um bem, produto ou serviço. O palestrante discorreu sobre a crise hídrica e a constante preocupação com as mudanças climáticas e a escassez de água.
Segundo Pedro, o intuito da palestra sobre este tema foi "passar informações que são muito importantes por conta dos fenômenos com a água e a escassez dela. Espero que tenha sido produtivo. O pessoal parece que gostou bastante. E vem mais por aí", adiantou o presidente do Sindicato
José Paulo Garcia aproveitou a ocasião para falar sobre as atividades do Crea-SP, a CAF (Comissão de Auxílio à Fiscalização do Crea) e a realização do Colégio de Inspetores, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de setembro, na cidade de São Sebastião/SP.
"Acabamos de ter uma palestra com o presidente do Sindicato, Pedro Alves de Souza Junior, também representando a Atecnólogos, junto à CAF. Todo mês fazemos essas reuniões com convidados para fazer a palestra. O conhecimento foi sobre água virtual, que é o custo que você teve e o volume de água que vai em cada item. Gostamos muito e todos estão convidados para falar com o presidente do Sindicato para divulgar a CAF, e também tem uma CAF, que acontece dentro do Sindicato dos Tecnólogos. Estamos sempre à disposição de vocês", afirmou José Paulo Garcia.
O presidente da Atecnólogos, Claudio Buiat, comentou o assunto abordado e a importância da conscientização da população sobre o tema.
"Estamos participando da palestra do Pedro Alves falando sobre águas virtuais, que são as águas medidas na produção dos alimentos. Então, para produzir qualquer tipo de alimento, é necessária uma grande quantidade de água. Um exemplo é o arroz que consome de 4 a 6000 litros por kilo para ser produzido, além desse, são vários outros produtos que a população em geral, não sabe que existe um grande consumo de água para obtenção desses produtos. A palestra foi muito interessante e de um conhecimento muito bom", frisou Buiat.