Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Atecnólogos promove palestra sobre reservatório de detenção e drenagem urbana




Atecnólogos promove palestra sobre reservatório de detenção e drenagem urbana

27/11/2023

O palestrante foi Sílvio Giudice,  diretor Operacional de Engenharia e Planejamento da Diretoria de Engenharia e Obras do Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE.

Uma palestra com o tema "Reservatórios de Detenção (Piscinões) e Drenagem Urbana" foi realizada, no dia 23 de novembro, pela Associação Paulista dos Tecnólogos (Atecnólogos), em sua sede, com apoio do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo (Sintesp). Presidente da Atecnólogos, Cláudio Buiat, moderou o evento.

O palestrante foi Silvio Luiz Giudice, diretor operacional de engenharia e planejamento da diretoria de engenharia e obras do Departamento de Águas e Energia Elétrica do estado de São Paulo (DAEE). Ele explicou a importância do controle de enchentes por meio dos reservatórios de detenção. 

Na ocasião, o especialista, que é engenheiro e Tecnólogo, detalhou a manutenção operacional, abordou a parte histórica do Brasil sobre reservatórios, detalhou qual a tecnologia utilizada em reservatórios de retenção – que armazena temporariamente e mantém certo volume de água acumulado permanentemente (lagos), recreação e paisagismo; e detenção – que detém temporariamente as ondas das cheias, acumulando as águas e permanecendo secos durante a estiagem.

Ele ainda esclareceu sobre controle das inundações, na qual as metas dos planos diretores de drenagem urbana e obras visam a correção e/ou prevenção de questões consequentes das inundações, que resultam em modificações físicas.

Silvio Giudice informou os dois tipos de piscinões: in-line, quer dizer em linha, escavado junto ao talvegue, ampliando a seção do canal em um trecho, ou como “barragem seca”, com estruturas de controle das vazões defluentes, reservando certo volume durante um tempo determinado e retornando os volumes ao leito de jusante, abatendo o hidrograma afluente, funcionam por gravidade e não são operados.

E off-line, que quer dizer em paralelo, escavado fora do leito ou calha do rio, recebe as águas do canal excedentes a determinado valor de vazão de cheia, o retorno dos volumes pode se dar por gravidade ou por meio de bombeamento, normalmente as descargas defluentes que retomam ao leito do canal são operadas, conforme programação pré-estabelecida ou por sistema de válvulas de pressão.

Assista ao vídeo de Silvio Giudice sobre o evento

Assista ao vídeo de Claudio Buiat, presidente da Atecnólogos, sobre o evento

Espaço coworking 

Com o intuito de desenvolver e promover mais projetos com os profissionais das áreas tecnológicas, esses encontros fazem parte de uma rede de coworkings e ambientes de inovação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP).

O espaço inaugurado na sede do Sindicato pode ser reservado gratuitamente por profissionais registrados no Crea-SP, estudantes dos cursos vinculados ao sistema e funcionários do Crea-SP, para trabalhar e realizar reuniões.

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti