Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Palestra sobre a Reforma Trabalhista: sucesso de participação




Palestra sobre a Reforma Trabalhista: sucesso de participação

25/08/2017

O Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo promoveu, nesta quarta-feira, 23 de agosto, em sua sede, a palestra “REFORMA TRABALHISTA – pontos relevantes”. O palestrante convidado foi Antonio Eduardo Stefano, sócio e fundador da Audccon Serviços Contábeis. 

Com presença de membros da diretoria e associados, o encontro foi um sucesso de participação e interação do público, esclarecendo diversos itens da Lei nº 13.467/2017, que alterou a CLT e as Leis nºs 6.019/1974, 8.036/1990 e8.212/1991, que passa a vigorar a partir de 11.11.2017.

O palestrante abordou pontos como Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho, Horas extras, compensação e banco de horas, contribuição sindical, jornada de trabalho, férias e Contrato de trabalho por tempo parcial, entre outros.

Antonio Stefano saudou a iniciativa do Sindicato. “É de grande importância a realização de palestras com este tema porque elas vão dirimir dúvidas não só do empregador, mas também do empregado”, ressalta. “Falam que houve uma mudança e que o Sindicato não é a favor, mas do que o Sindicato não é a favor? Quais foram as mudanças? Quem foram os beneficiados?”, questiona o palestrante. Na visão de Stefano, os empregados não tiveram perdas. As cláusulas, ele frisa, passaram a ser até mais rígidas. “O que está havendo é uma democratização, uma aproximação maior entre o empregado e o empregador, entre o contador, a gerente de recursos humanos. O empregado tem de perder essa mania de pensar como antigamente. Tem que abrir um pouco o coração. As empresas também têm de entender o lado do empregado para acabar com esse clima de engessamento”, explica. “A lei veio muito mais para favorecer do que para prejudicar”, completa.

Na opinião da tecnóloga em Recursos Humanos Gracile Fernandes Marques, a palestra foi bem informativa. “Tiramos bastante dúvidas. A reforma trabalhista veio para mudar certas coisas. Prevaleceu muito o lado do trabalhador nessa nova convenção e deu uma prejudicada nos sindicatos, tirando a contribuição sindical, um lucro deles, e também as homologações, entre outras coisas”, diz ela, que é analista de departamento pessoal.

O presidente da Associação Paulista de Tecnólogo - Atecnólogos SP e membro da Diretoria do Sindicato, Pedro Alves de Souza Junior, também frisou que a palestra foi muito esclarecedora. “Temos que realmente entrar nesse eixo. A mudança que está acontecendo no país é muito rápida e temos que começar a acompanhar, principalmente( as associações do ) os sindicatos. Se não acompanharem, não vão conseguir dar um retorno para os seus associados”, afirma. “O arcabouço de informações é muito vasto. Carecemos de ter esse tipo de informação para que os empregados possam correr atrás para conhecer, pelo menos até a lei se estabilizar”.

O presidente do Sindicato, José Paulo Garcia, informa que o evento marcou o início de uma série de palestras, que o Sindicato irá promover mensalmente. “E ao longo dos meses, haverá encontros com outros temas e também cursos, que serão oferecidos a todos - sindicalizados ou não”. “Essa é uma meta que dá os benefícios que os profissionais merecem, e uma função do sindicato que estamos ampliando para ficar mais próximos de nossos profissionais”, destaca. Quanto à reforma, precisamos aguardar, pois as negociações, a princípio, parecem favorecer o capital.

Em setembro o Sindicato promoverá palestra técnica com o tema” RIOS E CORREGOS LIVRES DAS ÁGUAS POLUÍDAS DEIXOU DE SER SONHO”, com o tecnólogo Carlos de Jesus Campos. O encontro será no dia 13, às 19h30.

 

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti