Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Live do Sindicato: especialista fala sobre mulheres da área tecnológica




Live do Sindicato: especialista fala sobre mulheres da área tecnológica

05/04/2023

O tema foi abordado pela engenheira Poliana Siqueira, presidente da AMEAG SP e Conselheira do Crea-SP.

O Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo promoveu uma live especial, em seu perfil no Instagram, sobre "Mulheres da Área Tecnológica", nesta terça-feira, dia 4 de abril. O tema foi aprofundado pela engenheira Poliana Siqueira, presidente da AMEAG SP (Associação das Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências) do Estado de São Paulo e conselheira do Crea-SP.

A moderação ficou por conta do presidente do Sindicato, Pedro Alves Souza Júnior, que iniciou o bate-papo apresentando um vídeo institucional do Crea-SP. Poliana Siqueira falou sobre sua trajetória acadêmica e profissional, destacando seu trabalho na Engenharia, as dificuldades enfrentadas. A palestrante falou também do desenvolvimento da atuação das mulheres nas áreas da Tecnologia, Engenharia, Agronomia e Geociência.

Dando continuidade na sua apresentação, Poliana abordou a criação do programa Mulher em todas as unidades do Crea no Brasil. O programa desenvolve ações, cartilhas, palestras e cursos de capacitação e parcerias, com o objetivo de aumentar a participação da mulher no Sistema Crea/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea).

A especialista explicou o trabalho da AMEAG, que desenvolve o trabalho com temas voltados para mulheres. Um exemplo é o tema mulher e cidades inteligentes, que foi incluído no Colégio de Inspetores. O objetivo é incentivar as mulheres a ingressarem nas áreas de exatas e da tecnologia. Para ela, o raciocínio lógico e as cidades inteligentes devem ser implantados desde o período escolar.  

Outro ponto ressaltado por Poliana é que a área da Tecnologia está em alta e as mulheres devem procurar aprender, incentivar e estar juntas para ingressar e assumir os cargos da área. Ela citou como exemplo que não adianta ser técnica e não saber trabalhar em equipe, pois a questão comportamental é muito importante. 

A live foi transmitida pelo Instagram do Sindicato, assista aqui.

Mais sobre Poliana Siqueira

Poliana Siqueira é engenheira civil, com formação em Matemática, pedagoga e pós-graduada em Engenharia Diagnóstica. É presidente da AMEAG SP (Associação das Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências) do Estado de São Paulo, Co-Chair Diversity Ashrae Coordenadora do Comitê Gestor do Programa Mulher, coordenadora da Comissão Especial da Equidade de Gênero e Diversidade e conselheira da CEEC do CREA-SP.

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti