Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Tecnólogo e mercado de trabalho: conheça os cursos mais procurados




Tecnólogo e mercado de trabalho: conheça os cursos mais procurados

29/04/2021

Décio Moreira, professor da FATEC-SP e diretor do Sindicato, comenta sobre a profissão.

Por Clara Zaim

 "O mercado para os Tecnólogos segue se reinventando devido à pandemia, mas o trabalho é garantido para os que estão se preparando para essa nova realidade mundial". Quem afirma é Décio Moreira, professor da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) e diretor do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo.

Para o professor, a pandemia de covid-19 trouxe grandes desafios para todos e o setor produtivo está se reinventando. Ele enfatiza que a pandemia acelerou o processo de mudança para as aulas online e o contato com aplicativos, softwares, simuladores, tornou-se uma necessidade. 

Neste cenário, para quem deseja ser Tecnólogo ou quer se aperfeiçoar na profissão, a FATEC-SP disponibiliza 15 cursos tecnológicos de nível superior, sendo os mais procurados o de Gestão Empresarial-EaD e o de Análise de Desenvolvimento de Sistemas. Os demais cursos oferecidos têm uma demanda de aproximadamente 10 candidatos por vaga. 

Sao eles: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Construção Civil - Movimento de Terra e Pavimentação; Construção Civil – Edifícios; Automação de Escritórios e Secretariado; Materiais; Hidráulica e Saneamento Ambiental; Mecânica de Precisão; Microeletrônica; Soldagem; Mecânica – Processos de Produção; Mecânica - Projetos; Gestão de Turismo; Gestão Empresarial (EaD);  Eletrônica Industrial e Instalações Elétricas. Para saber mais, acesse aqui.

Segundo Décio Moreira, a decisão para a escolha do curso é muito pessoal e para conseguir alcançar o sucesso profissional é necessário amor, dedicação, entender as demandas do setor produtivo da área de formação escolhida e manter-se atualizado. 

"Ainda que a formação de Tecnólogos tenha mais de 50 anos, a considero como uma nova profissão. Muitas conquistas precisam ser alcançadas, mas com muita dedicação, determinação e estudando sempre, aqueles que escolherem ser tecnólogos serão vitoriosos", frisa o professor. 

O Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo também vem trabalhando virtualmente para atender aos associados. "Estamos oferecendo suporte online para nossos associados. Nossos eventos e palestras também têm sido de forma virtual para continuarmos a atender essa demanda dos profissionais do Sindicato", ressalta o Tecnólogo Pedro Alves de Souza Junior, presidente do Sindicato dos Tecnólogos.

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti