Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Sindicato realiza webinar sobre o trabalho dos Tecnólogos em Hidráulica e Saneamento




Sindicato realiza webinar sobre o trabalho dos Tecnólogos em Hidráulica e Saneamento

24/03/2021

 

O tema foi abordado pela Tecnóloga na área Olívia Gavioli. Evento online realizado em 18 de março e transmitido pelo perfil do Sindicato no Instagram.

 

No dia 18 de março, o Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo realizou um webinar com o tema “Estudos de tecnologia em saneamento básico e suas contribuições no contexto de saúde única”, com a apresentação da Tecnóloga em Hidráulica e Saneamento, Olívia Gavioli. A transmissão foi realizada por meio do perfil do Instagram do Sindicato.

 

O evento foi mediado pelo presidente do Sindicato, Pedro Alves de Souza Junior e contou com apoio do Crea-SP, ABRAPS, ABEDUTE e ATECNÒLOGOS-SP

 

Dentro do tema central, Olívia abordou as atribuições do tecnólogo em hidráulica e saneamento. Falou, ainda, sobre a vigilância em saúde, animais sinantrópicos e onde o saneamento se enquadra, sobre as doenças de veiculação hídrica associadas à ausência do saneamento e a importância da visão multifatorial pela saúde pública.

 

A Tecnóloga considera a tríade entre saúde humana, animal e meio ambiente no mesmo ecossistema, constituindo a saúde única, pois as ações podem ser mais efetivas e com um objetivo claro. Assim como os trabalhos hoje que são voltados para os objetivos do desenvolvimento sustentável.

 

Sobre os animais sinantrópicos, Olívia explicou que eles são os que estão habituados aos seres humanos e são bastante conhecidos, como, por exemplo, algumas espécies de formigas, baratas, ratos, pombos, pernilongos e o Aedes aegypti. Este último, além de interesse médico, é bem adaptado às nossas condições de vida e considerado um sinantrópico.

 

Olívia fez uma ligação entre a falta de saneamento e a proliferação de alguns tipos de animais sinantrópicos. No caso, ela deu o exemplo do mosquito Aedes aegypti. “Podemos lembrar da crise hídrica de 2014 em São Paulo, que foi quando houve o maior índice de casos de dengue por falta de água para consumo e a população armazenava água de chuva da forma que podia. Isso trouxe uma informação muito valiosa sobre o sistema de gerenciamento dos recursos hídricos e como informar a população sobre essas questões – tanto armazenamento de água, quanto à biologia do inseto”, ressaltou.

 

A palestrante reforçou que os estudos tecnológicos melhoram o sistema e garante um melhor desenvolvimento das cidades. “Pensando em conjunto de ações voltadas à melhoria de qualidade de vida, a proteção aos recursos hídricos é importante quando lembramos que as doenças de veiculação hídrica podem ser bactérias como a salmonela, vírus e parasitas”, disse,

 

Olívia reiterou, ainda, sobre a importância do reconhecimento do profissional tecnólogo sanitarista no mercado de trabalho, pela expansão de atribuições e agradeceu todo o esforço do Sindicato dos Tecnólogos para alcançar esses objetivos.

 

Mais sobre Olívia Gavioli: 

 

É Tecnóloga em Hidráulica e Saneamento Básico pela Fatec São Paulo, Especialização em Tecnologias Ambientais pelo Centro Paula Souza e Mestre em Entomologia em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

 

Atualmente, trabalha com projetos para saneamento básico, planos de gerenciamento de resíduos sólidos e controle de vetores com mapa de risco. É coordenadora do Grupo de Trabalho Saneamento e Recursos Hídricos da ABRAPS (Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável), colaboradora voluntária da organização do projeto Prêmio Jovem da Água de Estocolmo e das Câmaras Técnicas Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas da ABES SP.

 

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti