Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Tecnólogos integram Comissão Organizadora do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2020




Tecnólogos integram Comissão Organizadora do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2020

11/05/2020

Os Tecnólogos estão atuando cada vez mais no setor de Saneamento. E um grupo deles está se destacando nas iniciativas para valorizar a participação de jovens em questões relacionadas à água e sustentabilidade. É o caso do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2020 – etapa brasileira. Dentre os nove membros da Comissão Organizadora da premiação deste ano cinco são Tecnólogos.

A edição 2020 do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP) é realizada no Brasil pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e pelo programa Jovens Profissionais do Saneamento da entidade (JPS).

A premiação reúne, anualmente, jovens inovadores entre 15 e 20 anos ao redor do mundo todo e conta com duas etapas: uma nacional, realizada em cada um dos países participantes, e uma internacional, na qual ocorre a grande final, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo (Stockholm World Water Week).

Nesta edição, a comissão é formada pelos Tecnólogos em Hidráulica e Saneamento Ambiental: Álvaro Diogo Teixeira, Patrícia Moreno Fernandes (também Técnóloga em Sistemas de Gestão Ambiental, com especialização em Perícia Ambiental), Olívia Gavioli, Viviane Santos, Maria Fernanda Garrubo Bentubo (que também tem Especialização em Gestão Ambiental) e Josivan Moreno (Tecnólogo em Controle Ambiental e Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental) . Integram ainda a comissão: Lilyany Andrade (Bacharel em Engenharia Química), Witan Silva (engenheiro ambiental e sanitarista), e Marina Roque Oliveira (engenheira ambiental e urbana e pós graduanda em Gestão de Projetos).

Álvaro“A participação dos Tecnólogos à frente da organização do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo mostra sua grande importância dentro do setor de Saneamento e recursos hídricos. O profissional mostra a sua capacidade técnica, habilidade e aptidão nas relações interpessoais”, destaca Álvaro Diogo Teixeira, que membro da diretoria do Sindicato, coordenador nacional do JPS e do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo no Brasil.

Maria Fernanda Garrubo Bentubo, que coordena o JPS da ABES Seção São Paulo (JPS/ABES-SP), ressalta que "o que os Tecnólogos têm de melhor é saber colocar a mão na massa e é isso que este grande time está fazendo!. Sinto-se honrada em representar a classe dos Tecnólogos em saneamento e, como jovem profissional, incentivar e acompanhar a evolução dos nossos estudantes do Brasil, iniciando seus trabalhos no setor". A jovem Tecnóloga conclui: "é muito especial fazer parte do futuro com as competências adquiridas na graduação!".


Patrícia Moreno Fernandes afirma que a sua atuação na área ocorreu devido a graduação em tecnologia, que abriu a possibilidade de percorrer vários caminhos profissionais.

"Coordeno um grupo de trabalho de saneamento e recursos hídricos da ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais para o Desenvolvimento Sustentável), além de atuar na área de saneamento, na qual usamos a tecnologia da informação, o conhecimento e as parcerias para apresentar as soluções e ações para atender a Agenda 2030, em especial o ODS 6. Por este motivo estamos como apoiadores do Prêmio jovem da Água de Estocolmo de 2020", diz a Tecnóloga. "Devemos nos engajar para que mais jovens participem das próximas edições e colaborem na implementação da Agenda 2030 e na sustentabilidade desse recurso tão primordial que é a água", acrescenta Patrícia.
A Tecnóloga Olívia Gavioli conta que se sente honrada em participar do projeto. " Fico muito feliz de participar da Comissão Julgadora do SJWP. O projeto contribui para o fortalecimento das carreiras dos jovens, tanto para os estudantes como para os que já atuam em sua área de trabalho. É uma troca muito importante”, enfatiza. “ Espero contribuir para que os jovens se dediquem cada vez mais no desenvolvimento da melhoria da qualidade de vida das pessoas e na preservação do ambiente", completa Olívia, que além de Tecnóloga é também tem especialização em Tecnologias Ambientais e é Mestre em Entomologia em Saúde Pública.

Viviane Santos, assessora do JPS-SP, diz que sua formação causou muito orgulho e que se sente grata pelas habilidades que desenvolveu quando estudou na FATEC-SP. "A participação de nós Tecnólogos é um grande reconhecimento para a nossa categoria. Mostra a importância do Tecnólogo não só na área profissional como também na acadêmica", sublinha a Tecnóloga.

 

 

 

 

 

 

Para saber mais sobre o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, acesse aqui

Por Clara Zaim/Foco 21 Comunicação

 

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti