Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

XIII Encontro Estadual dos Tecnólogos aborda o futuro dos profissionais da área




XIII Encontro Estadual dos Tecnólogos aborda o futuro dos profissionais da área

09/10/2019

Por Clara Zaim

O Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo promoveu, nesta terça-feira, 8 de outubro, o XIII Encontro Estadual dos TecnólogosO evento aconteceu no Auditório Wladimir Anversa da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Fatec-SP, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, e contou a palestra “O futuro do tecnólogo no sistema CONFEA/CREA”, que foi ministrada pelo presidente do CREA-SP, o engenheiro Vinicius Marchese Marinelli.

A realização contou com o apoio da Associação Brasileira de Educação Tecnológica - ABEDUTE e ​da Associação Paulista dos Tecnólogos – ATECNOLOGOS-SP.

Pedro Alves de Souza Júnior, atual Presidente do Sindicato dos Tecnólogos, juntamente com Décio Moreira, diretor da Fatec e do Sindicato, deram as boas-vindas ao Presidente do CREA-SP e ao público presente.

Vinicius Marchese Marinelli iniciou a palestra falando sobre o que é preciso para ser um bom tecnólogo. Para ele, é necessário que o profissional entenda o passado, temas do ambiente global e discutidos pela sociedade. Precisa entender de economia, além de desenvolver novas tecnologias. O engenheiro apresentou estudos que apontam o Brasil como o 13º maior produtor de publicações de pesquisa e 70º produtor em inovação.

Qualidade de ensino

Sobre a formação tecnológica, Marinell acredita que mudanças devem ocorrer para melhorar o ensino e trazer avanços para os profissionais. “O CONFEA vem trabalhando junto ao MEC para que o Tecnólogo tenha um ensino mais qualificado. A formação exige mudanças. Não há Tecnólogo sem inovação e nem inovação sem Tecnólogo”, pontuou. De acordo com ele, em 2017, o Brasil teve 999.289 alunos matriculados nos cursos tecnólogos.

Mercado de trabalho

O engenheiro afirmou que o CREA tem entre associados ativos e inativos, 20.493 tecnólogos. Segundo ele, a engenharia movimenta o mercado de trabalho e está aberta para receber os tecnólogos. “A tecnologia entra não só na construção civil, mas em todas as áreas”, afirmou. Na visão dele, criação de startups, empreendedorismo, tecnologia e inovação são o futuro. “A área da tecnologia é o futuro e startup é um novo modelo de economia, as principais empresas estão criando os seus núcleos de inovação”, frisou.

Resolução 313/86

Marinelli afirmou ainda que o CREA apoia a revogação da Resolução 313/86 feita pelo Sindicato dos Tecnólogos e ajudará no que for possível.

Para mais informações, acesse aqui. 

Sobre o evento, o Presidente do CREA-SP afirmou que reunir pessoas que têm interesse em falar e discutir profissão, mercado de trabalho e situação econômica do país é muito importante. “Meu objetivo frente ao CREA é aproximar profissionais e instituições de ensino, saber quais são as dúvidas e os problemas. Quero parabenizar por essa iniciativa. Contem sempre com o CREA para ajudar a melhorar a profissão como um todo e orientar os profissionais”, finalizou Vinicius Marchese Marinelli.

Pedro Alves de Souza, Tecnólogo Mecânico e atual Presidente do Sindicato, afirmou que o encontro auxilia os profissionais na busca pela informação e melhorias no mercado de trabalho.

“Conseguimos alcançar os objetivos, extraímos boas informações do Presidente do CREA. A nossa luta tem que continuar em prol do profissional Tecnólogo”, ressaltou. “Hoje, conseguimos conversar com os profissionais engenheiros e a alta diretoria do Sistema do CREA e CONFEA. A iniciativa é muito proveitosa para alavancarmos a nossa profissão e chegarmos mais longe com a promessa de ajuda do presidente do CREA. Precisamos ter força e união para alcançarmos o lugar que merecemos estar”, concluiu.

Décio Moreira contou que todos os encontros aconteceram na Fatec e são realizados em conjunto com o Congresso de Tecnologia. “Para nós, que formamos tecnólogos, essa parceria é muito importante e visa a inclusão dos profissionais no setor produtivo", destacou ele, que é Tecnólogo em Construção Civil.

 

 

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti