Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Tecnólogos são destaque no Congresso da ABES, em Natal




Tecnólogos são destaque no Congresso da ABES, em Natal

27/06/2019

Os tecnólogos marcaram presença no 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e 12ª Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, promovidos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, de 16 a 19 de junho, em Natal/RN.

Álvaro Diogo Teixeira, membro da Diretoria do Sindicato e coordenador nacional do programa Jovens Profissionais do Saneamento, da ABES, foi palestrante no painel “Futuro profissional do saneamento” e coordenou, em parceria com outros integrantes do JPS, diversas atividades do programa durante o Congresso, como as Olimpíadas JPS, o Encontro Nacional JPS e a participação no Espaço Startup, com a promoção do Hackathon “Educação e Comunicação Ambiental”, com debate sobre o tema “Como o prefeito (de Natal) Álvaro Dias tem que se comunicar com a população para não jogarmos lixo no Rio Potengi”.   A tecnóloga Ana Paula Silveira, funcionária da Sabesp e coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Educação Ambiental da ABES-SP, integrou o grupo de coordenação do Espaço Startup.

“Foi muito bom, como tecnólogo, ter participado do Congresso. Pude encontrar companheiros de outras partes do Brasil, como Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Goiás e Paraíba, e foi legal compartilhar experiências do mercado de trabalho, principalmente no setor de saneamento. Foi muito enriquecedora a troca de aprendizados técnicos relacionados ao saneamento e também institucionais, relacionados aos tecnólogos. Pude conhecer o presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Espírito Santo, o Dário, que veio conversar comigo após minha palestra e inclusive cogitamos a possibilidade de fazermos um evento no Espírito Santo, em parceria com o Sindicato e a ABES”, conta Álvaro.

“É um evento muito importante para o desenvolvimento tecnológico e inovador no setor. Nesse contexto, a participação dos tecnólogos é de extrema importância para fomentar a aplicação dessas tecnologias e inovação no mercado”, diz Ana Paula.

Visão do mercado e união dos profissionais

A grande participação dos tecnólogos de diversas partes do país foi um destaque do evento. Para Érica Andrade Rebouças, 32 anos, de Vitória/ES, tecnóloga em Saneamento Ambiental, engenheira civil e mestre em Engenharia de Desenvolvimento Sustentável, funcionária na Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN), participar do Congresso é importante para ter uma nova visão sobre o mercado, conquistar uma vaga e a regulamentação da profissão: 

"A participação no Congresso ABES permite que o tecnólogo possa se enxergar em vários processos que foram abordados e nas temáticas discutidas. Que a gente consiga vislumbrar várias áreas de atuação e que nossa formação seja suficiente para conquistar uma vaga no mercado do saneamento e do meio ambiente. As empresas estão abertas para os tecnólogos. Vimos vários deles na feira atuando em grandes empresas. A gente precisa se juntar para fortalecer a profissão, ser bem quisto no mercado e em concursos públicos e conquistar um espaço maior. Que não seja necessário que o tecnólogo tenha uma segunda formação para se inserir no mercado. O Congresso mostrou isso, que precisamos nos juntar para a regulamentação da profissão e sermos reconhecidos pelos conselhos", afirmou a tecnóloga

A paraibana Lívia Poliana Santana Cavalcante, 31 anos, tecnóloga em Gestão Ambiental, bióloga e mestre e doutora em Recursos Naturais, docente vinculada ao Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), contou como foi a sua participação no Congresso: 

"Há uma década atuo na área de gestão de resíduos sólidos, e os congressos promovidos pela ABES contribuem significativamente para minha capacitação e atualização profissional. Acredito que a participação do tecnólogo nos eventos promovidos pela ABES é de suma importância, a qual é possível aliar a teoria à prática sob uma perspectiva inovadora e motivadora de novos paradigmas, principalmente se desejamos alcançar o tão sonhado desenvolvimento sustentável", finalizou

Jéssica Vitória Silva Mesquita, 27 anos, de Goiânia/GO, graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo IFG-GO e especialista em Engenharia Sanitária e Recursos Hídricos, trabalha como analista em Saneamento na Saneago. “O congresso é uma grande oportunidade de conhecimento, reciclagem, troca de experiências, contato com novas pessoas, bem como novas tecnologias. Nesse ponto é importante mencionar que o congresso da ABES, sendo uma porta de entrada para essas novas tecnologias, representa um componente fundamental na expansão do conhecimento do tecnólogo, uma vez que esse profissional é apto e deve buscar aplicar essas técnicas com o máximo de eficiência. A dinâmica que se atinge em um congresso, somada à capacidade desse profissional em otimizar e direcionar ideias, traz um ganho sem tamanho à sociedade e para mim, que como tecnóloga tive a oportunidade de aprender mais, interagir com outras categorias e pessoas, bem como conhecer e compreender realidades diferentes”.

Acesse mais fotos aqui

 

Jessica: "oportunidade de conhecimento, reciclagem, troca de experiências"
Lívia, mantendo-se sempre atualizada profissionalmente
Ana Paula no Espaço Startup (ao meio)
Alvaro no Espaço Startup

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti