Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Vem aí o 10º Congresso Estadual de Profissionais de São Paulo




Vem aí o 10º Congresso Estadual de Profissionais de São Paulo

28/03/2019

Propostas para melhorar o sistema  profissional poderão ser enviadas pela Internet a partir do dia 5 de abril. Participe!

Profissionais, vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica, em que as mudanças ocorrem a cada dia. Novos conhecimentos são agregados à escala de conceitos globais a cada instante. O avanço da tecnologia e a preocupação com o meio ambiente requerem planejamento estratégico para que nada impeça ou prejudique o desenvolvimento do outro.

Diante disso,  façamos uma rápida reflexão:

- Qual o papel da Engenharia e da Agronomia no Desenvolvimento Nacional?

- Como fomentar e regular as inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia?

- Como conciliar a aplicação de normas técnicas e o direcionamento político para um desenvolvimento sustentável com vistas a promover o equilíbrio na exploração dos recursos naturais e a conservação dos mesmos?

- Qual a responsabilidade das empresas da área tecnológica na realização de obras públicas e como podemos melhorar esse processo de contratação?

- Que papéis desempenham os dirigentes educacionais na formação dos egressos das universidades?

- Como a política define o caminho da formação dos novos profissionais? O que podemos fazer para corroborar com a manutenção e o aperfeiçoamento do ensino?

Estas e outras questões têm sido constantes no cotidiano da imprensa nacional em razão de desastres ocorridos em grandes estruturas, bem como a participação de profissionais do Sistema Confea/Crea nessas ocorrências.

O Crea-SP integra um sistema profissional criado há 85 anos por Lei Federal. Por isso, faz parte do anseio dos profissionais questionar:

- Como mudar as normas às quais os profissionais e as empresas de engenharia e de agronomia estão submetidos para que se alcance um aperfeiçoamento do Sistema, tornando-o cada vez mais atualizado?

- Como promover o aperfeiçoamento do ordenamento jurídico, criando condições facilitadoras para o desenvolvimento consciente e responsável da Engenharia e da Agronomia?

- Como obter retorno positivo de empreendimentos em parcerias público-privadas nas atividades fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea?  

A hora é agora!

A partir de 05 de abril as propostas para melhorar o Sistema poderão ser enviadas pela Internet.

As propostas apresentadas pelos profissionais do estado de São Paulo serão sistematizadas pela Comissão Organizadora Regional, especialmente constituída para acompanhar os trabalhos do 10º CEP. Aquelas que forem selecionadas e aprovadas no Congresso Estadual de Profissionais serão encaminhadas ao 10º Congresso Nacional de Profissionais, que será realizado no segundo semestre em Palmas/TO.

O tema central definido pelo Confea para o encontro é: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, com os seguintes eixos temáticos:

a) Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia;
b) Recursos Naturais – O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e no aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade;
c) Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia;
d) Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e da Agronomia brasileiras; e,
e) Atuação das empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas.

Serão realizados seis CONGRESSOS REGIONAIS no estado de São Paulo antecedendo o 10º Congresso Estadual de Profissionais do Crea-SP:

1. A primeira etapa ocorrerá no dia 06 de abril, em Araçatuba;
2. A segunda etapa ocorrerá no dia 27 de abril, em Barra Bonita;
3. A terceira etapa ocorrerá no dia 11 de maio, em Ribeirão Preto;
4. A quarta etapa ocorrerá no dia 25 de maio, em Americana;
5. A quinta etapa ocorrerá no dia 15 de junho, em Praia Grande;
6. A sexta etapa ocorrerá no dia 06 de julho em São José dos Campos. 

Os CONGRESSOS REGIONAIS que antecedem o CONGRESSO ESTADUAL e O CONGRESSO NACIONAL ocorrem a cada três anos. Portanto, nós da área da Engenharia e da Agronomia, não podemos deixar de participar apresentando PROPOSTAS para a melhoria do SISTEMA CONFEA/CREA.

A oportunidade está em nossas mãos. Participe!

Fonte: Crea-SP

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti