Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Tecnólogo coordena tema do evento internacional Rio Water Week




Tecnólogo coordena tema do evento internacional Rio Water Week

29/11/2018

O membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo, tecnólogo Álvaro Diogo Teixeira, partipou da Rio Water Week – Semana da Água do Rio, que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES realizou pela primeira vez no Brasil, de 26 a 28 de novembro, no Riocentro, Rio de Janeiro.

Mais de dois mil e trezentos participantes passaram pelo evento, que fez história, inserindo o Brasil nas discussões sobre água mais importantes do planeta.

Coordenador do programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES, em âmbito nacional, Álvaro foi um dos líderes do tema “Formação e Capacitação”, questão que enfatiza o papel da educação e do treinamento para o sucesso de qualquer projeto na área de recursos hídricos. O evento contemplou 9 grandes temas em torno do ODS 6 da ONU - Água e Esfoto para todos até 2030.

O tema foi abordado nas sessões Empoderamento da sociedade para os novos desafios da água; Capacitação como estratégia para alcançar o ODS 6: fortalecendo os gestores; Maior eficiência por meio da qualificação do planejamento, do projeto e da operação.

O encontro, que já ocorre em outros países, como Suécia e Cingapura, reuniu profissionais e empresas do Brasil e outros países, além da comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo.

Foram 9 grandes temas (abaixo), 23 Tópicos e 45 Sessões.

• Água, esgoto e saúde para todos 

• Governança e planejamento

• Gerenciamento eficiente

• Formação e treinamento

• Financiamento

• Monitoramento & reporting sobre o ODS 6

• Regulação

• Comunicação e tecnologia da informação

• Mudanças climáticas e água

Álvaro Diogo Teixeira comenta sobre sua participação. "Foi um evento muito impressionante em termos de pluralidade de participação, da questão dos palestrantes internacionais que estavam muito bem representados, da riqueza do conteúdo das palestras", ressalta. "Teve um impacto muito positivo e eu fiquei surpreendido. Superou as expectativas", completa. 

Ele destaca que é uma realização importante porque também envolve muitas questões relacionadas à atuação do tecnólogo da área de Saneamento Ambiental. "Foram pautados o tema do saneamento e dos recursos hídricos em todas as sessões, inclusive nesta de capacitação, que apoiei na coordenação. Agora a perspectiva é que a RWW aconteça daqui a dois anos novamente. Espero que consigamos mobilizar mais tecnólogos de todo o Brasil e quem sabe de outros países para participar do evento", conclui o tecnólogo.

 

 

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti