Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Sindicato promove palestra sobre gestão de água em edificações




Sindicato promove palestra sobre gestão de água em edificações

17/09/2018

Em mais uma ação voltada à promoção do conhecimento, o Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo promoveu a palestra “Gestão Integrada da Água em Edificações: uso racional da água e uso de fontes alternativas não potáveis”, na última quinta-feira (13), na sede da entidade. 

A palestra foi ministrada por Álvaro Diogo Teixeira, membro da Diretoria do Sindicato, tecnólogo em Hidráulica e Saneamento Ambiental pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, mestre em Sistemas Produtivos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, gerente técnico comercial na Infinitytech Engenharia e Meio Ambiente e coordenador nacional do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). 

O palestrante discorreu sobre diversos temas: gestão (água, demanda e oferta), redução do consumo, plano de manutenção, monitoramento eletrônico, sistema de gotejamento, detecção de vazamentos, aproveitamento e reaproveitamento de água, balanço hídrico, conservação, disponibilidade baixa, tarifas, retorno de investimento, reservatório poluente, reúso, qualidade, reúso e volume das águas cinzas, tratamentos, critérios de projeto/execução, Portaria de consolidação 05 de 2017 e NBR 15.527/07. 

Para Álvaro Teixeira,  a palestra foi muito produtiva pelo conhecimento e interesse do público pelo tema: "Pude abordar o trabalho da Infinitytech de gestão de demanda, de oferta e conservação de água em edificações, projetos de reuso, esgoto para esclarecer dúvidas. Tivemos uma conversa produtiva, o tempo de duração da palestra foi prolongado devido ao interesse do público. Estou feliz que o meu material tenha trazido conhecimento para o público, que discutiu sobre os temas apresentados, comigo e com o Professor Décio, que é vice-presidente do Sindicato dos Tecnólogos. Foi um prazer estar aqui e espero que tenham outras oportunidades até do curso com uma carga horária maior e que possa explorar mais a fundo os temas abordados", afirmou.

José Paulo Garcia, presidente do Sindicato dos Tecnólogos, pede para que os associados e os profissionais da área deem sugestões sobre temas para futuras palestras: "Amigos tecnólogos, realizamos mais um evento sobre a área técnica. Peço que sempre que vocês tiverem interesse em alguma parte técnica, uma nova tecnologia, nos comunique para continuarmos com a realização dessas palestras. Contamos com vocês", finalizou Garcia.

 

 

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti