Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Área de Tecnologia demanda profissionais visando a retomada de projetos




Área de Tecnologia demanda profissionais visando a retomada de projetos

25/05/2018

Por Clara Zaim

O Guia Salarial de 2018, da consultoria Robert Half, mostra que a área de tecnologia continua crescendo e levando as empresas a buscar profissionais que trabalhem na resolução de problemas e na parceria de negócios.

"Os desafios dos últimos três anos foram uma oportunidade de reinvenção para que empresas e profissionais se destacassem diante da concorrência. Os que souberam aproveitar o momento, com certeza estarão um passo à frente nessa fase em que as companhias começam a reavaliar a retomada de projetos que estavam paralisados. O setor vive a expectativa da melhoria do cenário econômico, o que deve trazer um impacto positivo ao cenário de contratações" segundo Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half, na matéria publicada para o site Terra (http://cio.com.br/carreira/2017/11/28/cientistas-de-dados-e-diretores-de-seguranca-terao-ganhos-maiores-em-2018/)

As empresas estão investindo em diversas áreas, inclusive business intelligence (BI), big data e transformação digital. Nas áreas de operações e suporte, o setor que mais avançou é cloud computing. 

‘’As empresas buscam profissionais de TI para redução de custos, para ampliação das oportunidades de serviços, para otimização e agilidade na prestação de serviços, mas principalmente para evoluir no uso das informações, ampliando as possibilidades de serem mais competitivas nos mercados em que atuam. Outras áreas em alta são segurança da informação, desenvolvimento de aplicativos, mentoria de projetos, e claro, daqui para a frente, cada vez mais especialistas em análises, cientistas e engenheiros de dados’’, afirma Juliana Dutra, diretora de projetos da Deep - Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes.

Juliana dá dicas de como elaborar um currículo, a importância de ter conhecimento para realizar testes e o perfil que o candidato deve ter para ser contratado:

‘’O candidato que se apresenta nas entrevistas dizendo que conhece um determinado assunto, quando é solicitado para testes, não consegue realizá-los. Uma dica: fale sobre algo que realmente conheça e que na prática consiga começar no primeiro dia de trabalho já atuando. Apresente um CV organizado, que demonstre os resultados alcançados pelo trabalho e não apenas uma lista de experiências que não possuem diferenciação de outros candidatos. O profissional deve demonstrar confiança, parceria, ser analítico, com alto potencial de resolução de problemas e bom em negociação e relacionamento com clientes”, aconselha. Os salários podem variar até 50% ou mais, dependendo do formato de contratação das empresas, informa a especialista.

Amanda Fonseca, Gerente de RH da Assessoria Kaizen Talentos Humanos, afirma que os principais cargos da área nesse ano são: Gerente de Projetos, Desenvolvedores App Mobile/Web .Net C#, Analista de Sistemas e Rede. Gerentes de T.I Generalista com foco em Operações. “São profissionais solicitados pelo avanço da tecnologia mundial e pela sede de conhecimento das novas gerações, além do boom de investimento nessa área, não só no Brasil”, frisa. Ela ressalta que os profissionais devem ter conhecimento em todas as linguagens de programação e devem se atualizar periodicamente em todas as vertentes da tecnologia. Os salários variam entre R$4 e R$18 mil.

 

 

 

 

 

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti