Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Sindicato dos Tecnólogos marca presença na Semana de Tecnologia e Meio Ambiente da Fatec-SP




Sindicato dos Tecnólogos marca presença na Semana de Tecnologia e Meio Ambiente da Fatec-SP

25/04/2018

Nesta terça, 24 de abril, o tecnólogo Álvaro Diogo Teixeira, membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo, ministrou palestra abordando a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) sobre aproveitamento de água da chuva na Semana de Tecnologia e Meio Ambiente da Faculdade de Tecnologia - Fatec-SP. O evento acontece na sede da faculdade, na capital paulista, até sábado, 28.

Álvaro, que é também coordenador do programa Jovens Profissionais da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES, é secretário do engenheiro e professor Plinio Tomaz, coordenador da Comissão de Estudo (ABNT/CEE- 077), instalada com o objetivo de revisar a ABNT NBR 15527, que normaliza o aproveitamento de água de chuva em áreas urbanas para fins não potáveis. A norma completou 10 anos em setembro de 2017.

Em sua apresentação, Álvaro falou sobre o contexto da norma antiga e das propostas de alteração. Segundo ele, o público presente foi participativo e interessado. “Foi uma discussão bastante interessante “, frisa. “As pessoas estavam preocupadas com questões crescimento da Região Metropolitana de São Paulo [área fortemente afetada pela crise de escassez hídrica entre 2014 e 2015], onde vamos conseguir mais agua, quais são as alternativas”, conta.

Lilian Sarrouf, do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo – Sinduscon-SP), que coordena as duas normas que estão sendo elaboradas pela ABNT: uma de conservação de água em edificações e outra sobre o uso não potável de água em edificações, também palestrou no evento.

Além da parte técnica do conteúdo das normas, Álvaro e Lilian explicaram também como funciona o processo de abertura e elaboração de uma norma técnica.

“Acredito que mostrar para os alunos esse processo é algo muito importante”, destaca Álvaro. Ele comentou com os estudantes que durante o seu período na faculdade não teve a oportunidade de se inteirar sobre o tema, não sabia como isso era feito. “É bom eles terem esse contato com pessoas que estão atuando em comissões da ABNT e que podem passar essa experiência de como é a abertura das comissões, como funcionam os trabalhos, quando vão para consulta nacional”, conclui.

O tecnólogo aproveitou a ocasião para convidar os alunos a irem assistir uma reunião da ABNT para aprenderem mais sobre o assunto. Os próximos encontros ocorrerão na sede da ABES-SP, localizada na Rua Eugênio de Medeiros, 242 - 6º andar - Pinheiros, nos dias 16 de maio e 20 de junho, das 9h30 às 16h.

Àlvaro e Lilian

 

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti