Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Especialistas comentam sobre as carreiras de Tecnologia e o vestibular




Especialistas comentam sobre as carreiras de Tecnologia e o vestibular

13/12/2017

O Vestibular 2018 da Fatec-SP acontecerá em 14 de janeiro. O Portal do Sindicato conversou com dois especialistas: Décio Moreira, tecnólogo em Construção Civil, Professor Dr. da Fatec-SP e diretor do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo, e a Profª Dra. Vanessa Duarte Del Cacho, coordenadora do Laboratório de Tecnologia em Materiais Fotônicos e Optoeletrônicos da Fatec-SP.

Veja a seguir as principais dicas para um melhor aproveitamento dos cursos de Tecnologia.

Portal do Sindicato - As carreiras de Tecnologia têm tido cada vez mais importância no mercado. Como o estudante pode consultar para saber se quer realmente seguir uma delas?

Décio Moreira - As FATECs possuem o programa de visita monitorada, no qual o candidato pode esclarecer suas dúvidas. Além disso, os portais das FATECs contam com explicação sobre o perfil do egresso de cada curso oferecido. 

Portal do Sindicato - O que é importante levar em conta para prestar o vestibular para cursos de Tecnologia? Existem necessidades específicas?

Décio Moreira - É fundamental ter a clareza que fará um curso voltado para o mercado de trabalho, que atenderá as especificidades da área escolhida. 

Portal do Sindicato - Como se atualizar sobre os temas do setor?

Décio Moreira - Hoje, com a internet, existem diversos sites, blogs, grupos do Facebook que discutem as diversas formações, as exigências do mercado, o perfil profissional etc. Além disso, participar de eventos gratuitos que podem existir na área de interesse.

Portal do Sindicato - Como o estudante pode construir uma formação sólida, desde o primeiro momento de seu curso de Tecnologia?

Décio Moreira - Dedicando-se à formação, participando das diferentes propostas de atividades da Faculdade, buscando aquela que tem maior aderência. Normalmente, as FATECs têm Semana ou Congresso de Tecnologia. E esta é uma excelente oportunidade de conhecer melhor os cursos e fazer networking. Além disso, assim que inicia o curso, pode se inscrever para os estágios e ir tomando conhecimento prático do que está aprendendo em sala de aula.

Motivação para uma formação sólida

Os cursos de Tecnologia são cursos superiores de graduação, cuja especificidade reside no fato de se tratar de uma formação em uma área profissional específica, focada no mercado de trabalho e, portanto, com uma duração mais curta (3 anos). “Para ingressar em um curso de Tecnologia, basta que o candidato tenha concluído o Ensino Médio ou equivalente e tenha sido classificado em processo seletivo”, explica Vanessa Duarte Del Cacho.

Para construir uma sólida formação, ressalta a professora, é importante que o aluno sinta-se motivado a se envolver em projetos interdisciplinares, adquira experiência e desenvolva habilidades na área em que deseja atuar, como também, desperte sua vocação científica e seu potencial inovador. “Neste contexto, a Fatec possibilita a participação dos seus alunos em congressos, mostras científicas e outros eventos, como Desafio Inova, Congresso de Tecnologia da Fatec-SP e Feira Tecnológica do Paula Souza.”

Além disso, frisa Vanessa, assim que inicia o curso, o aluno da Fatec pode participar de programas de estágio, adquirindo conhecimento prático do que está aprendendo em sala de aula. Ou ainda, optar por uma iniciação científica, realizando atividades de pesquisa com bolsas do PIBIC/CNPq, sob orientação dos professores da instituição, preparando o tecnólogo para atividades de pesquisa avançada e enriquecendo seu currículo. “Os tecnólogos formados, poderão ainda ingressar em cursos de pós-graduação, ou seja, obter o título de especialização ou de mestrado e doutorado, caso se interesse em continuar sua formação acadêmica.”

Mais informações sobre cursos podem ser obtidas no site da Fatec: http://www.fatecsp.br/index.php

 

 

 

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti