Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

Presidente do Sindicato toma posse como coordenador adjunto da Comissão Permanente de Meio Ambiente




Presidente do Sindicato toma posse como coordenador adjunto da Comissão Permanente de Meio Ambiente

17/09/2020

Termos de cooperação nas áreas de mineração, água e energia serão aprimorados

No dia 3 de setembro, o Crea-SP realizou na Sede Angélica a primeira reunião de 2020 da Comissão Permanente de Meio Ambiente. Na ocasião, o geólogo Daniel Cardoso tomou posse como novo coordenador da comissão ao lado do presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo, Pedro Alves de Souza Junior, que é Tecnólogo Mecânico em Produção Industrial, e atuará como coordenador adjunto na comissão.

Durante o encontro ficou estabelecido e aprovado o calendário das próximas reuniões para os meses de outubro, novembro e dezembro. Além disso, foram determinadas, como metas finais para 2020, a continuação do processo de avaliação do Plano de Fiscalização do Meio Ambiente do Confea e o levantamento de sugestões que farão parte dos aditivos que serão apresentados aos termos de cooperação já firmados com a Agência Nacional de Mineração (ANM), o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Finalidade

De acordo com o Regimento do Crea-SP, a Comissão Permanente de Meio Ambiente tem como finalidade, entre outros objetivos, planejar e executar campanhas de esclarecimentos sobre a responsabilidade profissional nas questões ambientais, colaborar com os poderes públicos na definição de normas para orientação e fiscalização e representar o Crea-SP, quando determinado pela Presidência, em comissões interinstitucionais, colegiados, foros de debates e eventos diversos.

Segundo o novo coordenador da comissão, ogrande objetivo da Comissão Permanente de Meio Ambiente é operacionalizar o termo de cooperação com a Cetesb, firmado em 2018. “A meta é promover ações conjuntas de capacitação e valorização profissional, utilizando como ferramentas cursos, eventos, palestras e treinamentos para troca de experiência, principalmente voltadas às atividades de fiscalização” – afirmou Daniel.

Também participaram da reunião a Arq. Urb. Dinah Sayuri Iwamizu, gerente do Departamento de Apoio ao Colegiado 1 (DAC1), da Superintendência dos Colegiados, e o Eng. Civ. Hugo Leonardo R. B. Dragoneassistente técnico também do DAC1/SUPCOL.

As reuniões presenciais realizadas na sede Angélica têm seguido todos os protocolos de segurança e prevenção determinados pelos órgãos de governo e de saúde, como a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos os participantes, espaçamento de 1,5m entre as cadeiras, totens com álcool gel espalhados pelo ambiente, higienização de microfones a cada uso e tapetes higienizadores.

Meta da CMA é promover ações conjuntas de capacitação e valorização profissional
Meta da CMA é promover ações conjuntas de capacitação e valorização profissional

Titulares e Suplentes

Atualmente a composição da Comissão Permanente de Meio Ambiente é a seguinte:

Titulares: Geol. Daniel Cardoso, Eng. Quím. Jose Eduardo Wanderley de Albuquerque Cavalcanti, Eng. Agrim. Jussara Teresinha Tagliari Nogueira, Eng. Eletric. e Eng. Seg. Trab. Marcio Roberto Goncalves Vieira, Eng. Metal. e Eng. Seg. Trab. Mauricio Cardoso Silva, Tecg. Mec. Proc. Ind. Pedro Alves de Souza Junior, Eng. Amb. e Eng. Seg. Trab. Rafael Henrique Gonçalves e Eng. Agr. Vasco Luiz Altafin.

Suplentes: Geol. Ronaldo Malheiros Figueira, Eng. Alim. Claudia Cristina Paschoaleti, Eng. Eletric. e Eng. Seg. Trab. Carlos Costa Neto, Eng. Sanit. Evaldo Dias Fernandes e Eng. Agr. Celia Correia Malvas.

 Fonte: Crea-SP

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti