Sindicato dos Tecnólogos
do Estado de São Paulo

Trabalhando pelo bem da categoria desde 1989.

4 de fevereiro - Dia Mundial do Câncer: prevenção é o melhor caminho




4 de fevereiro - Dia Mundial do Câncer: prevenção é o melhor caminho

28/01/2020

Anualmente, 4 de fevereiro é lembrado como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, visando a conscientização e a educação da população sobre a doença. 

O câncer é uma patologia caracterizada por um grupo de centenas de variações de doenças, que têm como característica em comum a reprodução desordenada e agressiva de células. Elas podem ocorrer em diferentes tecidos e órgãos, inclusive em mais de um ao mesmo tempo, causando alterações nas funções fisiológicas de nosso organismo.

Só no Brasil, em 2018, de acordo com dados do Ministério da Saúde, foram identificados como os principais tipos de cânceres em homens: o de próstata; traqueia, brônquio e pulmão; colón e reto. Enquanto, em mulheres os tipos mais prevalentes foram: mama; colón e reto e colo de útero.

Comportamento e Estilo de Vida

Ao observarmos o avanço da sociedade, é notório a mudança do padrão de vida e comportamento dos indivíduos.

A alimentação passou a ser cada vez mais processada para atender as demandas de uma vida corrida e do aumento da população.  

Há também o fato de se passar longas horas do dia sentado, utilizando computadores e outros dispositivos eletrônicos, o que tem contribuído para o aumento do índice de cansaço mental, sedentarismo e, consequentemente, o surgimento e aumento do índice de diversas doenças e suas complicações. Diversos estudos científicos no mundo comprovam que esta alteração do estilo de vida está diretamente relacionada ao aumento do número de alguns tipos de cânceres.

Prevenção

Como forma de prevenir a ocorrência deste tipo de doença, manter a estabilidade clínica e prevenir a ocorrência de complicações ou comorbidades relacionadas, é indicado manter atenção a um padrão alimentar mais equilibrado, realizar exercícios físicos e práticar atividades que tragam momentos de prazer e relaxamento ao indivíduo.

Desta forma, recomenda-se o consumo principalmente de alimentos in natura, com variação e abundância de frutas, verduras e legumes na dieta. Concomitantemente com uma alimentação balanceada. É de suma importância a realização de atividades físicas (quando autorizado por seu médico), por pelo menos 150 minutos por semana, de intensidade moderada. Além disso, a prática de atividades que tragam momentos de prazer e relaxamento, que auxiliam no bem-estar físico e mental.

Apoio e Acolhimento

Quando identificado algum tipo de câncer o indivíduo é avaliado pelo profissional médico que de acordo com complexidade de seu diagnóstico, recomendará o tratamento.

O acolhimento aos indivíduos com câncer e seus familiares é fundamental durante o processo de tratamento e recuperação, pois auxilia o indivíduo a enfrentar as dificuldades físicas e emocionais que surgem ao longo do tratamento.

O acolhimento pode ser dado através da escuta, do apoio social, cuidados e possibilidade de participação no processo de decisão de seu tratamento. Deve-se considerar sempre os direitos do indivíduo, respeitando seus valores, crenças, decisões, espiritualidade, fornecendo informações necessárias de forma clara e assertiva.

 

Fonte: Grupo GÉIA

Voltar
Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti